top of page

Circuito Ecológico: um caminho para aprender e se divertir

A primeira atividade do projeto Papel Verde aconteceu no dia 8 de agosto, contando com a partici-pação de duas turmas do 5° ano, da Escola Municipal Cônego Batalha, no município de Maricá.

O objetivo do circuito foi explicar aos alunos sobre o processo de reciclagem, a

importância da coleta seletiva, entender sobre os impactos causados na natureza, o tempo de decomposição de cada material e se era possível o mesmo ser reciclado ou não. Tudo isso em forma de gincana, para que os estudantes se sentissem motivados a participar e aprender.

Na escola, foram criados pontos contendo os materiais com suas respectivas informações em plaquinhas (tipo de material, tempo de decomposição e descarte correto), para que as equipes percorressem todo o circuito, aprendendo mais sobre os tipos de lixo.

Falar sobre sustentabilidade no Brasil é importante, já que segundo dados do CEMPRE, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, apenas 85% dos brasileiros não têm acesso a coleta seletiva. Poder inserir este debate a nível fundamental, dentro das escolas, é uma tentativa de construir cidadãos com mais consciência ambiental. “Vejo muita gente jogando lixo nas ruas e no mar. Nosso planeta acaba ficando cada vez mais poluído.’’ Disse o aluno Vittor Hugo, quando perguntado sobre o impacto do lixo no ecossistema.

E você? Sabe o tempo de decomposição de cada material descartado de forma incorreta na natureza? Veja só:

bottom of page