top of page

Tudo o que você precisa saber sobre o vidro

Origem


A cerca de quatro mil anos atrás, os fenícios (civilização da antiguidade) foram os primeiros a descobrirem acidentalmente o vidro. No Brasil, no século XVII, surgiu a primeira fábrica, em Pernambuco. Os artesões utilizavam o material na confecção de janelas, frascos e copos. Mas foi a partir do século XX que as fábricas se automatizaram e começaram a produzir o vidro em larga escala e de maneira industrial.


Composição


O vidro é feito por uma fusão de minerais (barrilha, calcário e feldspato) e é fabricado a partir da areia, de onde vem a sílica, principal matéria prima. É considerado um material não poroso e resiste a temperaturas de até 150°C sem deformar sua estrutura. A sua reciclagem pode ser feita por infinita vezes sem que isso prejudique sua qualidade. Para isso, é preciso que haja a coleta seletiva, separada pelas cores do vidro (verde, marrom e branco).


Atividade 'Circuito Ecológico', realizada na Escola Municipal Cônego Batalha, em Maricá.

Atividade, Circuito Ecológico, realizada na Escola Municipal Cônego Batalha em Maricá.


Forma correta de descarte


O vidro é o material que mais demora a se decompor na natureza. Não é possível calcular precisamente o tempo correto, mas estimam-se que leva dez mil a um milhão de anos. O descarte incorreto deste material é altamente prejudicial ao meio ambiente. Ao reaproveitar o vidro, é possível evitar a extração excessiva de areia dos rios, diminuir em 32% o consumo de energia; poupar o uso de água e diminuir em até 20% a poluição do ar.


Os tipos de vidro que podem ser reciclados são: garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas. Potes de alimentos; Cacos de vidros; Frascos de remédios; Frascos de perfumes; Vidros planos e lisos; Pára-brisas; Vidros de janelas; Pratos, tigelas e copos.


TVs e monitores são lixos eletrônicos e devem ser descartados conforme o indicado pelo fabricante. Nenhum tipo de lâmpada pode ser reciclada. Caso não haja coleta seletiva no seu bairro ou cidade, é indicado que o vidro deve ser embalado em um jornal, colocado dentro de uma caixa de papelão e identificar do lado de fora com a frase ‘’cuidado vidro’’.


bottom of page